Páginas

Educartenasdiferenças

Facebook

Facebook
Leila Moura

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aleitamento Materno

Aleitamento materno e saúde fonoaudiológica
Claudio Gabana


Na primeira semana de agosto, diversos países no mundo celebram a Semana Mundial da Amamentação. A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno com o objetivo de estimular o aleitamento materno. E a fonoaudiologia tem tudo a ver com isso. A Campanha do Conselho Federal e dos Regionais de Fonoaudiologia, com o slogan "Bebê sarado mama no peito", tem o objetivo de alertar as futuras e atuais mães da importância do aleitamento materno nas funções de fala, respiração, mastigação e deglutição (ato de engolir).
Quer dizer que mamar no peito previne problemas de fala? Exatamente!
O aleitamento materno promove o desenvolvimento adequado do osso da mandíbula e, consequentemente, de uma articulação que pode nos dar dor de cabeça no futuro: a articulação temporomandibular. O adequado desenvolvimento desta articulação e da mandíbula promoverá um futuro desenvolvimento mastigatório adequado, bem como das demais funções, como a fala.
O bebê quando mama no peito automaticamente respira pelo nariz, promovendo assim o crescimento ósseo das outras partes do rosto. A amamentação no peito é uma musculação natural para a boca e o rosto do bebê. Portanto, com uma língua sarada, a fala acontece de forma mais precisa. É fácil identificar que uma boca mole não faz uma fala bonita.
Além disso, dar de mamar no peito para o seu bebê fará com que ele fique bonitão no futuro! O terço inferior da face, entre a parte debaixo do nariz e o queixo, é responsável não só por um sorriso bonito, mas também pela harmonia do tamanho do rosto. É por isso que atrizes como Maria Paula e Fernanda Abreu estão abraçando a causa e dizendo "Bebê sarado - e bonitão - mama no peito!".
fonoaudiólogo, mestre em Ciências Médicas - Uerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário