Páginas

Educartenasdiferenças

Carregando...

Facebook

Facebook
Leila Moura

domingo, 3 de abril de 2011

Segmentação problemas de escrita no processo da alfabetização de crianças em todos os contextos

Segmentação de palavras


O inicio o trabalho de segmentação deve ser iniciado com um texto hiposegmentado (sem segmentação nenhuma), orientar para que leiam repetidas vezes.
Depois será entregue o mesmo texto com a segmentação correta para que leiam. A escolha do texto deve ter sempre de acordo com a sondagem anterior sobre as preferências da turma (aquilo que mais gostam), por exemplo, um pedaço de um conto, uma cantiga. Essa escolha também depende muito do nível de conhecimento da turma. Para uma criança na fase inicial da alfabetização aconselham-se cantigas, bilhetinhos e pequenos trechos de contos.

Após fazerem a leitura dos dois textos que entregues (primeiro o sem segmentação e depois o com segmentação) numa roda de conversa onde se comenta sobre qual foi mais fácil de ler e entender o porquê. Eles podem até não saber falar claramente, mas, entendem direitinho e chegam à conclusão de que a necessidade segmentar as palavras na frase para facilitar o trabalho do leitor.

Acho que, após esse trabalho inicial fica bem mais fácil de trabalhar com a segmentação.

É claro que é um trabalho que demanda tempo, não será na primeira atividade que essa conscientização ocorrerá. Será necessário que selecionemos atividades de segmentação e que trabalhemos constantemente para solucionar os problemas que vão surgindo.

O professor também precisa fazer intervenções constantes.
Uso caça palavras para que observem o limite entre uma palavra e outra; formar frases com letras móveis (pode ser até de papel) também ajuda muito porque eles podem ir testando sem ter que recorrer a borracha. Outros jogos também poderão agregar mais possibilidades no exercício dessa habilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário