Páginas

Educartenasdiferenças

Facebook

Facebook
Leila Moura

domingo, 3 de abril de 2011

Fundamentos essenciais para a escrita em classes especiais:


a) O aluno deverá adquirir mobilidade precisa nos movimentos que implicam ação contrária:
 Aparafusar – desparafusar;
 Alinhavar – desalinhavar;
 Empilhar – desempilhar objetos;
 Subir – descer zíper de bolsas, vestidos, etc.;
 Fazer – desfazer laços, nós grossos, etc.;
 Abotoar – desabotoar;
 Abrir – fechar fechaduras;
 Tampar – destampar frascos;
 Enfiar – desenfiar contas;
 Abrir – fechar fechaduras;
 Tampar – destampar frascos;
 Enfiar – desenfiar contas;
 Armar – desarmar quebra-cabeças (com crescente dificuldade);
 Colar – descolar etiquetas, fitas adesivas, etc.

b) Domínio dos movimentos executados pelos dedos:
 Rasgar pedaços de papel;
 Destacar tiras de papel, previamente pontilhadas;
 Dobrar pedaços de papel; Fazer bolinhas de papel crepom;
 Virar páginas de cadernos ou livros com a ponta dos dedos;
 Cortar com tesoura de ponta redonda folhas de papel, tecidos, etc.;
 Recolher com as pontas dos dedos: grãos, palitos, folhas de papel, etc.;
 Enfiar, puxar e cruzar cordões a fim de amarrar sapatos, tênis, etc.;
 Explorar os movimentos de toda a mão: amassar, fazer bolinhas, rolinhos e criar formas com a massa plástica;
 Coordenar concomitantemente o jogo articulatório do punho com os movimentos de segurar e apertar objetos com a mão e os dedos: abrir uma porta utilizando-se da chave, bater com um martelo ou outro objeto no chão ou sobre a mesa, procurando ritmar e tornar o golpe cada vez mais dirigido ao chão (mesa), etc.

c) Discriminação tátil / Discriminação visual:
 Reconhecer diversos tipos de objetos;
 Classificar objetos quanto a forma, tamanho, textura ou cor, peso, etc.;
 Seriar objetos de diferentes espécies (gradação crescente e decrescente);
 Estabelecer a diferença entre:
 Semelhança – diferença – equivalência;
 Largura: largo – estreito;
 Altura: alto – baixo;
 Posição: em cima, embaixo, entre, linha vertical, linha horizontal;
 Lateralidade: esquerda – direita;
 Quantidade: muito – pouco;
 Espessura: grosso – fino;
 Textura: áspero – liso;
 Peso: pesado – leve;
 Distância: longe – perto; Comprimento: longo – médio – curto;
 Profundidade: fundo – raso;
 Noção de conteúdo: cheio – vazio;
 Noção de temperatura: quente – frio – morno – gelado;
 Noção de resistência: duro – mole etc.;
 Noção de cores, contrastes, etc.

d) Discriminação auditiva(incluindo recursos sonoros para o aluno deficiente auditivo):
 Distinguir sons diferentes;
 Determinar a gama variada dos fonemas;
 Discriminar a altura (alto – baixo), a intensidade (forte – fraco) e o timbre (grave – agudo) dos sons;
 Reconhecer palavras começadas ou terminadas pelo mesmo fonema;
 Criar rimas.
 Serão desenvolvidas ainda atividades específicas, tais como: desenhar, pintar, além do treinamento grafo-motor com vistas ao domínio da letra cursiva. Também são realizadas atividades de percepção visual abrangendo as cinco áreas: coordenação viso-motora, figura-fundo, relações espaciais, posição no espaço e constância da percepção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário