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Leila Moura

sábado, 11 de maio de 2013

SÍNDROMES

SÍNDROME DE ASPERGER• Definição: condição genética que tem muitas semelhanças com o autismo. 
• Características: focos restritos de interesse são comuns. Quando gosta de Matemática, por exemplo, o aluno só fala disso. "Use o assunto que o encanta para introduzir um novo", diz Salomão Schwartzman. 
• Recomendações: as mesmas do autismo. 

SÍNDROME DE WILLIAMS• Definição: desordem no cromossomo 7. 
• Características: dificuldades motoras (demora para andar e falta de habilidade para cortar papel e andar de bicicleta, entre outros) e de orientação espacial. Quando desenha uma casa, por exemplo, a criança costuma fazer partes dela separadas: a janela, a porta e o telhado ficam um ao lado do outro. No entanto, há um interesse grande por música e muita facilidade de comunicação. "As que apresentam essa síndrome têm uma amabilidade desinteressada", diz Mônica Leone Garcia. 
• Recomendações: na sala de aula, desenvolva atividades com música para chamar a atenção delas. 

SÍNDROME DE RETT• Definição: doença genética que, na maioria dos casos, atinge meninas. 
• Características: regressão no desenvolvimento (perda de habilidades anteriormente adquiridas), movimentos estereotipados e perda do uso das mãos, que surgem entre os 6 e os 18 meses. Há a interrupção no contato social. A comunicação se faz pelo olhar. 

• Recomendações: "Crie estratégias para que esse aluno possa aprender, tentando estabelecer sistemas de comunicação", diz Shirley Rodrigues Maia, da Ahim-sa. Muitas vezes, crianças com essa síndrome necessitam de equipamentos especiais para se comunicar melhor e caminhar.

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