Páginas

Educartenasdiferenças

Facebook

Facebook
Leila Moura

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com deficiência auditiva e de visão Giovana Pila conquista bronze


Brasil fatura mais uma medalha no Mundial. Foto: Exemplus/CPB/Divulgação
Brasil fatura mais uma medalha no Mundial
Foto: Exemplus/CPB/Divulgação
No último dia de competições do judô no Campeonato Mundial da IBSA, em Antalya, na  Turquia, mais uma medalha para o Brasil. Com deficiência auditiva e de visão, Giovana Pila, que começou a lutar oficialmente apenas no ano passado em competições nacionais, conquistou o bronze na categoria até 78 kg (não válida para a classificação paraolímpica).
Ao final da competição, levando-se em conta apenas as categorias que contam pontos para o ranking paraolímpico, o Brasil terminou na quarta colocação no geral, com as medalhas de ouro de Daniele Bernardes Milan (-63 kg), de prata de Lúcia Teixeira (-57 kg) e de bronze de Antônio Tenório (- 100 kg).
O Mundial da IBSA foi marcado pelo equilíbrio, tanto que nas classes paraolímpicas apenas o Azerbaijão, primeiro colocado, ganhou dois ouros, além de uma prata e um bronze. A Ucrânia ficou em segundo, com um ouro, duas pratas e um bronze, seguida pelo Japão, que obteve um ouro, uma prata e dois bronzes.
Três competições servirão para a formação do ranking paraolímpico, que classifica sete atletas no feminino e dez no masculino para os Jogos de 2012: o Mundial da modalidade e a competição que terminou neste sábado, ambas disputadas em Antalya, e o Parapan, este ano ainda em Guadalajara.
Algumas categorias estão com as vagas praticamente asseguradas, como as de Daniele, Lúcia e Tenório. O objetivo do Comitê Paraolímpico é ao menos igualar o número de Pequim, onde o Brasil disputou em oito.
"Muito obrigado. Agora vou treinar ainda mais", disse Giovana abraçando Jaime Bragança, coordenador de judô do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
Com cinco atletas inscritas, a disputa foi no sistema de todas contra todas. Na primeira fase, Giovana venceu três lutas (dois ippons), derrotando, inclusive, a vice-campeã mundial Zoubida Boazoug (+70), da Argélia, além da americana Katie Davies e da turca Methap Yilmaz (WO).
A única derrota foi para a também argelina Hafida Ghenen, que perdera para a compatriota. Os resultados forçaram a volta das três para o desempate. Desta vez, as argelinas foram melhores e Giovana ficou mesmo com o bronze, perdendo para Ghenen e Boazoug, por ippon e wazari, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário