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Leila Moura

domingo, 5 de junho de 2011

Inclusão de alunos celíacos- Cartilha da Emilia

ACELBRA , em parceria com o Governo Federal e a Universidade Federal de Viçosa tem hoje um material didático muito importante para garantir que os celíacos em idade escolar possam ser INCLUÍDOS em sua sala de aula e também na vida da Escola que freqüentam.
Os pais e responsáveis deverão procurar a Direção, Orientação e professores de seu filho/a celíaco/a, levando a Cartilha da Emília, para que o assunto “ Doença Celíaca” possa ser trabalhado em sala de aula, reunião pedagógica com a equipe de professores e também em reunião de pais. As Cartilhas não devem ser “dadas” para a escola e sim emprestadas para as atividades e depois guardadas pela família, para serem usadas novamente em outras ocasiões ( elas também podem ser usadas para apresentar a doença celíaca em outros ambientes, como cursos fora da escola , reuniões religiosas, clube de mães, etc. ).
Apresentamos aqui algumas Sugestões de Atividades a serem feitas em Sala de Aula, pelas professoras e/ ou pelos pais. As adaptações devem ser feitas, tendo-se em vista o número de alunos envolvidos com as atividades e a idade deles.
Nas classes da Pré-escola:
1- Introdução: Conversar com as crianças sobre alimentação, o que gostam e não gostam de comer, quem tem alergias ou intolerâncias ou conhece alguém que faça regime, etc... perguntar se alguém sabe preparar algum alimento e chamar a atenção sobre algumas pessoas que precisam fazer dietas, como os celíacos, diabéticos e alérgicos.
2- Apresentar a Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, situando quem são os personagens da história:
- Dona Benta – dona do Sítio e avó de Pedrinho e Narizinho
- Pedrinho – neto de D.Benta e primo de Narizinho
- Narizinho – neta de D. Bento e prima de Pedrinho, dona da boneca Emília
- Emília – boneca de pano feita por Tia Anastácia
- Tia Anastácia e Tio Barnabé – empregados e moradores do Sitio
- Visconde de Sabugosa – boneco feito de espiga de milho
- Marquês de Rabicó – porco casado com a boneca Emília
- Saci Pererê – morador da Mata ao redor do Sítio
- Cuca – bruxa moradora da Mata
- Mariana – amiga de Narizinho, visitante do Sítio e que é celíaca.
3- Contar as histórias, resumindo o enredo , chamando a atenção para os detalhes que mais interessam às crianças pequenas. Nesse grupo não é preciso se preocupar com as informações científicas contidas na cartilha. Cada professora ou grupo de pais que for usar a cartilha deve pensar numa forma de explicar isso adaptado à idade de quem está ouvindo as histórias. O que as crianças precisam saber é que algumas pessoas ficam doentes quando comem glúten, pois ele destrói o nosso corpo por dentro e por isso precisam cuidar de sua alimentação.
4- Dramatizar com as crianças uma história. Pode-se criar personagens: Dona Farinha (representando o glúten ), Luizinha/o (criança celíaca ), outros alimentos saudáveis, etc e improvisar com as crianças o “intestino delgado” da Luizinha/o, deitando-as no chão, onde braços e mãos levantados representam as vilosidades. À medida que D. Farinha passa pelas “vilosidades” da criança celíaca, braços e mãos vão se encolhendo ( “atrofiando” )e aí os outros alimentos passam direto e os nutrientes não são “ absorvidos”. Outras variações podem ser pensadas, desde que todos possam entender que o glúten representa perigo para os celíacos. A página 12 da cartilha representa essa situação simulando uma batalha de um exército ( sistema imunológico ) contra um coelho ( substância inofensiva – glúten ), causando uma bagunça no intestino.
5- Preparar com os alunos um painel sobre alimentação saudável e os alimentos que os celíacos podem comer.
6- Fazer uma receita de biscoito ou bolo sem glúten com a ajuda das crianças, para ser servido no horário do lanche deles. Pode-se colocar os biscoitos em saquinhos e produzir etiquetas com as crianças, com a inscrição: “Não contém glúten “. Se a escola não tiver forno, anotar a receita e pedir que as crianças façam em casa.
Alunos do Ensino Fundamental - 1ª à 4 ª séries :
Pode-se usar o roteiro elaborado para a Pré-escola e fazer a adaptação ampliando com mais algumas questões:
1- Introduzir o assunto da alimentação, chegando à questão das necessidades alimentares especiais.
2- Ler a cartilha com os alunos ou deixar que leiam em voz alta
3- Conversar sobre o que os alunos entenderam das histórias
4- Apresentar um mapa do Sistema Digestório e o que acontece com o alimento no organismo de uma pessoa com saúde.
5- Explicar o que é o Glúten e o que acontece no organismo do celíaco.
6- Aqui também é possível usar a dramatização como forma de mostrar aos alunos situações vivenciadas pelos celíacos no seu cotidiano ( aniversários, passeios, escola, restaurantes, reuniões de família, etc ).
7- Elaborar um painel com a Pirâmide alimentar e mostrar as alternativas que o celíaco tem para manter uma alimentação saudável e equilibrada.
8- Visitar um supermercado para uma pesquisa sobre os rótulos dos produtos , verificando onde encontramos a inscrição “Não contém glúten” ou “Contém glúten”, o tamanho e a cor das letras, etc ( nas séries finais é possível ampliar a discussão sobre outras inscrições encontradas nos rótulos, como diet, ligth, sem colesterol, sem gordura trans, sem conservantes, etc...)
9- Elaborar com os alunos um cartaz com 10 dicas para o celíaco se manter saudável. Explicar a questão da contaminação e a necessidade de se seguir a dieta rigorosamente, usando nosso slogan “ Na dúvida, não consuma”.
Nas turmas de 5ª a 8 ª séries:
Os alunos podem ser apresentados ao assunto pelo próprio colega celíaco, que vai relatar sua história de vida e como vem lidando com a dieta sem glúten em seu dia-a-dia. A leitura da cartilha poderá ser feita em pequenos grupos e depois se provocar um debate na turma sobre alimentação saudável, hábitos alimentares de cada um, as doenças que todos conhecem que envolvem diretamente a alimentação. Nessas séries também é possível se propor a leitura de rótulos, visita a restaurantes e lanchonetes para verificar como os alimentos são preparados, quais são os estabelecimentos que sabem o que é o glúten, onde o celíaco pode se alimentar com segurança, etc.
Fazer o painel com a Pirâmide alimentar é sempre uma boa atividade, pois vai fazer o adolescente refletir sobre sua própria alimentação.
Criar em sala um panfleto informativo para ser distribuído para as outras turmas da escola e ser enviado para os pais é uma ótima forma de concluir a atividade.
Material elaborado por:
Raquel Benati
Presidente da Acelbra-RJ

Um comentário:

  1. Adorei as ideias. Tenho um filho celíaco indo para escola pela primeira vez, e como muitos outras pais e mães, fico muito satisfeita por encontrar algo que me vai ajudar muito a explicar à escola e aos colegas dele algumas coisas sobre a doença celíaca, para que a integração seja mais fácil. Em nome de todas as
    famílias, obrigada. :)
    Andreia

    Celíacos Madeira
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