Páginas

Educartenasdiferenças

Facebook

Facebook
Leila Moura

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Síndrome de Down - planejamento pedagógico para alfabetizar

  • Faça um Plano de Educação Individual para atingir determinadas áreas que necessitem atenção.
    - Produza uma grade de horário visualmente atraente para que a criança entenda a estrutura do seu dia.
LINGUAGEM
      COMPETÊNCIAS             HABILIDADES            EIXOS COGNITIVOS
  • · Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
  • · Desenvolver e ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação oral, escrita;
  • · Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação social.
  • · Identificar os personagens da história contada pela professora;
  • · Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
  • · Respeitar e aceitar as regras de convivência;
  • · Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
  • · Expressar-se utilizando a pintura;
  • · Identificar a 1ª letra do nome;
  • · Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
  • · Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo regras de jogos e brincadeiras;
  • · Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
  • · Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
  • · Interessar-se por histórias de literatura.
Linguagem Escrita
  • · Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
  • · Desenvolvimento motor;
Linguagem Oral
  • · Visualização das consoantes (alfabeto);
  • · Conversas informais;
  • · Percepção visual e auditiva;
  • · Explorar gravuras;
  • · Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
Expressão Corporal
  • · Noção de tempo e espaço;
  • · Lateralidade;
  • · Cantar fazendo gestos;
  • · Conhecer a localização das partes do corpo;
  • · Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
  • · Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
  • · Educação sensorial.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS COGNITIVOS
  • Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano;
  • · Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para pensar logicamente com o intuito de resolver situações-problema;
  • · Conhecer as figuras geométricas;
  • · Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons;
  • · Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia;

  • · Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola;
  • · Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma;
  • · Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do espaço. Manusear diferentes objetos;
  • · Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos fundamentais dos objetos;
  • · Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve; alto/baixo;
  •  Identificar e relacionar
    as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;;
  • Vivenciar situações matemáticas através de: brincadeiras e dramatizações.
Grandezas e medidas (Conceitos)
- Cheio/ vazio;
-Grande/pequeno;
  • · Dentro /fora;
  • · Muito/pouco;
  • · Em cima/ embaixo;
  • · Áspero/liso;
  • · Mole/duro;
  • · Grosso/fino;
  • · Alto/baixo;
  • · Quente/frio;
  • Aberto/fechado.
    Formas geométricas
  • · Triângulo;
    Círculo;
  • Quadrado/Retângulo.
Cores Primárias
Noções de espaço
Agrupar objetos;

-Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos;
-Construções com blocos, maquetes e painéis;
-Circuito de obstáculos;
-Sistema de numeração;
-Quantificação de 1 a 5 · 
-Visualização dos numerais de 0 a 10;
-Contagem oral de 1 a 10.
-Agrupamento, classificação e seriação.


NATUREZA E SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS– CONTEÚDOS



  • · Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
  • · Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
  • · Desenvolver cuidados simples de higiene
com o corpo e o ambiente;
  • · Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar problemas.
  • · Compreender a importância da escola, da professora e dos colegas;
  • · Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
  • · Identificar os diferentes ambientes da escola;
  • · Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
  • · Relacionar as características das pessoas que fazem parte da sua família;
  • · Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
  • · Desenvolver os hábitos de higiene;
  • · Identificar diferentes tipos de alimentos;
  • · Estimular a atenção e a observação;
  • · Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
  • · Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
  • · Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
  • · Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
  • · Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
  • · Desenvolver a linguagem oral;
  • · Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
  • · Reconhecer o Natal, como data religiosa;
Relações sociais
  • · Eu;
  • · Família;
  • · Escola;
  • · Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres vivos e ambiente natural;
  • · Meu corpo;
  • · Animais;
  • · Plantas;
  • · Os sentidos;
  • · Alimentação;
  • · Meio ambiente;
  • · Mudanças de tempo (Dia e noite);
  • · As estações do ano.
Trabalho
  • · Meios de comunicação;
  • · Meios de transportes;
  • · Profissões.
Cultura e tempo
  • · Carnaval;
  • · Circo;
  • · Páscoa;
  • · Índio;
  • · Dia das mães;
  • · Festa junina;
  • · Dia dos pais;
  • · Folclore;
  • · Trânsito;
  • · Pátria;
  • · Bíblia;
  • · Árvore;
  • · Dia das crianças;
  • · Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário