- Faça um Plano de Educação Individual para atingir determinadas áreas que necessitem atenção.
- Produza uma grade de horário visualmente atraente para que a criança entenda a estrutura do seu dia.
LINGUAGEM
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
EIXOS COGNITIVOS
- · Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
- · Desenvolver e ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação oral, escrita;
- · Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação
social.
- · Identificar os personagens da história contada pela professora;
- · Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
- · Respeitar e aceitar as regras de convivência;
- · Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
- · Expressar-se utilizando a pintura;
- · Identificar a 1ª letra do nome;
- · Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
- · Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo
regras de jogos e brincadeiras;
- · Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
- · Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
- · Interessar-se por histórias de literatura.
Linguagem
Escrita
- · Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
- · Desenvolvimento motor;
Linguagem
Oral
- · Visualização das consoantes (alfabeto);
- · Conversas informais;
- · Percepção visual e auditiva;
- · Explorar gravuras;
- · Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
Expressão
Corporal
- · Noção de tempo e espaço;
- · Lateralidade;
- · Cantar fazendo gestos;
- · Conhecer a localização das partes do corpo;
- · Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
- · Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
- · Educação sensorial.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
EIXOS
COGNITIVOS
|
|
|
Grandezas
e medidas (Conceitos)
-
Cheio/
vazio;
-Grande/pequeno;
Cores
Primárias
Noções
de espaço
Agrupar objetos; -Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos; -Construções com blocos, maquetes e painéis; -Circuito de obstáculos; -Sistema de numeração; -Quantificação de 1 a 5 · -Visualização dos numerais de 0 a 10; -Contagem oral de 1 a 10. -Agrupamento, classificação e seriação. |
NATUREZA
E SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
EIXOS–
CONTEÚDOS
|
- · Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas
e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
- · Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
- · Desenvolver cuidados simples de higiene
com
o corpo e o ambiente;
- · Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar
problemas.
- · Compreender a importância da escola, da professora e dos colegas;
- · Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
- · Identificar os diferentes ambientes da escola;
- · Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
- · Relacionar as características das pessoas que fazem parte da sua família;
- · Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
- · Desenvolver os hábitos de higiene;
- · Identificar diferentes tipos de alimentos;
- · Estimular a atenção e a observação;
- · Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
- · Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
- · Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
- · Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
- · Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
- · Desenvolver a linguagem oral;
- · Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
- · Reconhecer o Natal, como data religiosa;
Relações
sociais
- · Eu;
- · Família;
- · Escola;
- · Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres
vivos e ambiente natural;
- · Meu corpo;
- · Animais;
- · Plantas;
- · Os sentidos;
- · Alimentação;
- · Meio ambiente;
- · Mudanças de tempo (Dia e noite);
- · As estações do ano.
Trabalho
- · Meios de comunicação;
- · Meios de transportes;
- · Profissões.
Cultura
e tempo
- · Carnaval;
- · Circo;
- · Páscoa;
- · Índio;
- · Dia das mães;
- · Festa junina;
- · Dia dos pais;
- · Folclore;
- · Trânsito;
- · Pátria;
- · Bíblia;
- · Árvore;
- · Dia das crianças;
- · Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário