Planejamento: Estratégias
de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão.
Objetivos:
-
Utilizar formas de estímulo aos alunos que a possuem baixa visão,
em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma
significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela
linguagem verbal em nosso cotidiano.
-
Utilizar instrumentos que provoquem a exploração dos demais
sentidos em prol da aproximação dos alunos com a leitura e a
escrita(texturas obtidas com as colagens).
-Análise
sobre o início e o fim das palavras, contagem de letras, ordem das
letras, semelhanças e diferenças sonoras.
-Trabalhar
a diversidade através utilizando uma história infantil.
Desenvolvimento
-
Contar a história Elmer o Elefante Xadrez
-Conversação
sobre a história, explorando as características dos personagens.
-Criação
de um texto coletivo.
-Imprimir
o texto digitado utilizando uma fonte clara e simples (Arial) e de
tamanho grande.
TRABALHANDO
O TEXTO COLETIVO
1-PINTE
O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
2-CIRCULE
DE VERMELHO AS PALAVRAS “ELEFANTE”.
3-CIRCULE
DE AZUL AS PALAVRAS “ELMER”.
4-DESENHE
A HISTÓRIA
-Dividir
a turma em grupos para ilustração do texto coletivo (cada grupo
ganhará uma parte do texto para ilustrá-lo) criando assim um livro
coletivo.
-Trabalhar
a letra E através de atividades (anexo).
-Trabalhar
o sentido do tato confeccionando um elefante Elmer de texturas:
Desenhar um elefante no papel pardo e colocar papéis de várias
texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos
diferentes, lixa, algodão e etc.
-Fazer
uma rodinha para as crianças (uma de cada vez), escolherem um dos
itens colocados à disposição para colar no Elmer.
Se quiser baixar o Livro vá ao site:http://www.4shared.com/file/bUD79pV4/elmer_o_elefante.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário