Para
fazer com que a turma acolha e se entrose bem com o novo colega,
combine com as crianças que elas, uma por dia, o acompanharão ao
pátio, ao banheiro, até a perua escolar etc. Em geral elas se
entusiasmam com essas incumbências.VENCENDO
OS MEDOS
É comum a criança com deficiência visual sentir desconforto e até medo de mexer com alguns materiais, como cola.
Mostre que você mesmo costuma tocar no material em questão, estimulando-a a fazer o mesmo para mostrar que não há mal nenhum em manipular e se sujar.BRINCADEIRA EM DUPLA Nas aulas de Educação Física, privilegie atividades feitas ao pares, como o pique-pedra, em que as duplas têm de correr para não serem pegas e virarem estátua. Assim o colega ajuda na orientação espacial do aluno cego.
É comum a criança com deficiência visual sentir desconforto e até medo de mexer com alguns materiais, como cola.
Mostre que você mesmo costuma tocar no material em questão, estimulando-a a fazer o mesmo para mostrar que não há mal nenhum em manipular e se sujar.BRINCADEIRA EM DUPLA Nas aulas de Educação Física, privilegie atividades feitas ao pares, como o pique-pedra, em que as duplas têm de correr para não serem pegas e virarem estátua. Assim o colega ajuda na orientação espacial do aluno cego.
CAIXA
MÁGICA
Para
criar um vínculo de confiança com o aluno, o professor prepara uma
caixa cheia de objetos do cotidiano, como retalhos de pano, pedaços
de plástico, perfume, pó de café, palha de aço e formas
geométricas. O aluno com deficiência visual será convidado-a periodicamente (pode ser todo dia), pegar uma das coisas e
descrevê-la diante da classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário