Fundamentos essenciais para a escrita em classes especiais:
a) O aluno deverá adquirir mobilidade precisa nos movimentos que implicam ação contrária:
Aparafusar – desparafusar;
Alinhavar – desalinhavar;
Empilhar – desempilhar objetos;
Subir – descer zíper de bolsas, vestidos, etc.;
Fazer – desfazer laços, nós grossos, etc.;
Abotoar – desabotoar;
Abrir – fechar fechaduras;
Tampar – destampar frascos;
Enfiar – desenfiar contas;
Abrir – fechar fechaduras;
Tampar – destampar frascos;
Enfiar – desenfiar contas;
Armar – desarmar quebra-cabeças (com crescente dificuldade);
Colar – descolar etiquetas, fitas adesivas, etc.
b) Domínio dos movimentos executados pelos dedos:
Rasgar pedaços de papel;
Destacar tiras de papel, previamente pontilhadas;
Dobrar pedaços de papel; Fazer bolinhas de papel crepom;
Virar páginas de cadernos ou livros com a ponta dos dedos;
Cortar com tesoura de ponta redonda folhas de papel, tecidos, etc.;
Recolher com as pontas dos dedos: grãos, palitos, folhas de papel, etc.;
Enfiar, puxar e cruzar cordões a fim de amarrar sapatos, tênis, etc.;
Explorar os movimentos de toda a mão: amassar, fazer bolinhas, rolinhos e criar formas com a massa plástica;
Coordenar concomitantemente o jogo articulatório do punho com os movimentos de segurar e apertar objetos com a mão e os dedos: abrir uma porta utilizando-se da chave, bater com um martelo ou outro objeto no chão ou sobre a mesa, procurando ritmar e tornar o golpe cada vez mais dirigido ao chão (mesa), etc.
c) Discriminação tátil / Discriminação visual:
Reconhecer diversos tipos de objetos;
Classificar objetos quanto a forma, tamanho, textura ou cor, peso, etc.;
Seriar objetos de diferentes espécies (gradação crescente e decrescente);
Estabelecer a diferença entre:
Semelhança – diferença – equivalência;
Largura: largo – estreito;
Altura: alto – baixo;
Posição: em cima, embaixo, entre, linha vertical, linha horizontal;
Lateralidade: esquerda – direita;
Quantidade: muito – pouco;
Espessura: grosso – fino;
Textura: áspero – liso;
Peso: pesado – leve;
Distância: longe – perto; Comprimento: longo – médio – curto;
Profundidade: fundo – raso;
Noção de conteúdo: cheio – vazio;
Noção de temperatura: quente – frio – morno – gelado;
Noção de resistência: duro – mole etc.;
Noção de cores, contrastes, etc.
d) Discriminação auditiva(incluindo recursos sonoros para o aluno deficiente auditivo):
Distinguir sons diferentes;
Determinar a gama variada dos fonemas;
Discriminar a altura (alto – baixo), a intensidade (forte – fraco) e o timbre (grave – agudo) dos sons;
Reconhecer palavras começadas ou terminadas pelo mesmo fonema;
Criar rimas.
Serão desenvolvidas ainda atividades específicas, tais como: desenhar, pintar, além do treinamento grafo-motor com vistas ao domínio da letra cursiva. Também são realizadas atividades de percepção visual abrangendo as cinco áreas: coordenação viso-motora, figura-fundo, relações espaciais, posição no espaço e constância da percepção.
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